domingo, março 26, 2017

«The pillow man» - Paula, por Nick


Sobre este TRíptico, recorte da entrevista de Nick Willing ao OBS (por ocasião da estreia do DOC. dedicado a Paula Rego):

[...] Os quadros de Paula Rego começam, quase sempre, com uma história.

Veja o exemplo de “The Pillowman”, um enorme tríptico que é, talvez, o melhor quadro de sempre da minha mãe. Quando lhe perguntam sobre o quadro, ela fala sempre sobre a peça muito famosa “The Pillowman” [O homem almofada] do irlandês Martin McDonagh e da história da menininha que pediu aos pais para ser crucificada como Jesus. A minha mãe identificou-se muito com a menina. Mas na verdade este quadro é sobre o meu avô e sobre o Portugal salazarista dos anos 40. Depois de ver a peça, a minha mãe passou dias no Imperial War Museum de Londres a ler sobre a guerra e sobre Portugal daquela década. Desenterrou fotos dela em menina com o uniforme da Mocidade Portuguesa. O homem almofada, na verdade, é Salazar. E a menina que quer ser Jesus é ela própria.

 A minha mãe sempre se identificou mais com Jesus do que com a Virgem Maria. Ela nunca quereria ficar com o papel secundário. A minha mãe costumava dizer que os livros, as fábulas e os contos de fadas que inspiram os quadros nada tinham que ver com a vida dela. Não é bem assim. O quadro “The Pillowman” tem muito mais que ver com ela do que com a peça. Ela transporta todas as suas experiências secretas para as suas histórias. E é essa experiência que faz com que o trabalho dela seja tão poderoso e ao mesmo tempo tão autêntico e verdadeiro.  [...]

- entrevista - report. de Lucinda Canelas, no Público, de 31 de Março



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.